Home Notícias 11º Muticom é campo de aprendizado para estudantes da PUC Goiás

11º Muticom é campo de aprendizado para estudantes da PUC Goiás

por Marcus Tullius

Em sua 11° edição o Mutirão Brasileiro de Comunicação reuniu representantes de todo Brasil, proporcionou diálogos e troca de conhecimento entre profissionais da área da comunicação e membros da Igreja Católica. Nesta edição, alunos da PUC Goiás marcaram presença com a parceria entre a Escola de Comunicação da universidade e a Arquidiocese de Goiânia.

Os alunos ficaram a cargo de parte da cobertura jornalística do evento com a produção de textos, fotos e boletins em vídeo para veiculação na PUC TV, tudo em tempo real. As atividades são de formação, e os aluno atuam sob orientação de um professor da Escola. As atividades se assemelham à prática nos ambientes reais de trabalho, e os alunos podem tirar dúvidas e receber feedback do que foi produzido, seguindo um formato de metodologia ativa. “A experiência de formação vai além do ponto de vista de técnicas de redação, com a atividade eles podem ter contato direto com o público e também pensar no formato específico para produção na web de forma multidisciplinar”, aponta a coordenadora da Escola de Comunicação da PUC Goiás, Sabrina Moreira.

Participaram da ação 15 alunos voluntários, nove do curso de jornalismo, cinco de publicidade e propaganda e um do curso de direito. Sávio Santos, acadêmico do 5° período do curso de publicidade e propaganda, atuou na produção de conteúdo e suporte na produção de material gráfico. Ele destaca que o evento, a pesar de ser organizado pela Arquidiocese de Goiânia, tem um público que não é somente católico, uma vez que discute aspectos importantes relacionados ao fato de que comunicar é expandir laços. “Por estar inserido em uma comunidade você está interagindo com diferentes perfis de pessoas; e o comunicar acaba trazendo uma forma de interagir e conhecer melhor um ao outro”, explica o estudante.

Coordenador Nacional da Pastoral da Comunicação da CNBB, o publicitário Marcus Tullius, está em seu quarto Mutirão de Comunicação e este é o segundo do qual participa como organizador. Ele explica que geralmente a cobertura dos mutirões  fica a cargo da própria equipe de comunicação da diocese que está recebendo o evento e esta é a primeira vez que tem a experiência de atuar em conjunto com a participação de acadêmicos e professores de uma pontifícia universidade. “Essa é uma experiência fantástica de integração tanto para nós que temos de ter um reforço para trabalhar, quanto para os alunos que podem ver tudo de perto e cobrir um evento com este porte, de nível nacional, com várias atividades acontecendo ao
mesmo tempo”, conta Marcus.

Texto: Victorio Bastos, acadêmico da PUC Goiás, sob orientação da professora Lara Guerreiro

Você pode gostar