Home Notícias Jornada da Comunicação do Regional Centro-Oeste destaca a liderança e comunhão

Jornada da Comunicação do Regional Centro-Oeste destaca a liderança e comunhão

por Marcus Tullius

Nos dias 19, 20 e 21 de outubro, foi realizada a Jornada da Comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB, em Rubiataba, Goiás. A Diocese de Rubiataba/Mozarlândia (GO) acolheu o evento que, simultaneamente, teve caráter de Muticom diocesano, seguindo as iniciativas das demais dioceses do regional em preparação ao Muticom 2019, que acontecerá de 18 a 21 de julho, em Goiânia. O evento reuniu 41 agentes da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o regional (Goiás e Distrito Federal).

Com o tema “Formação de Lideranças da Pascom”, o encontro iniciou-se com a Santa Missa, presidida por Dom Adair José Guimarães, bispo de Rubiataba e Mozarlândia, na Catedral, que enfatizou a principal missão da comunicação na Igreja: “comunicar o Mistério”. Em sua homilia, ele falou do papel fundamental da comunicação nos diversos âmbitos da vida pastoral e ressaltou que a preocupação não deve ser somente com a qualidade técnica, mas com o anúncio do Cristo e formação da identidade cristã.

Logo após, Ir. Diego Joaquim, coordenador da Pascom no regional, acolheu os presentes, fazendo os primeiros encaminhamentos e apresentações. Pe. Renato, coordenador da diocese, reforçou a acolhida, expressando a alegria de receber todos os agentes; Monsenhor Vanildo Mota, pároco da catedral e vigário geral da diocese, também fez questão de cumprimentá-los.

A assessora de comunicação da Arquidiocese de Goiânia e até então secretária da Pascom do regional, Talita Salgado, fez explanação a respeito do Mutirão Brasileiro de Comunicação, apresentando breve histórico dos mutirões, projeto, organização e expectativas para Muticom 2019. Ir. Diego complementou, destacando a espiritualidade presente em todas as edições e, naturalmente, do próximo mutirão também.

Dom Messias Reis da Silveira, bispo da Diocese de Uruaçu e bispo referencial da Pascom do Regional Centro-Oeste, presidiu a Santa Missa, que abriu o primeiro dia de programação integral. Durante a celebração, ele destacou a força do testemunho: “cristão é chamado a testemunhar o amor de Cristo com a própria vida, em todos os momentos”. O bom uso da palavra é importante para comunicação, mas é preciso ter o que comunicar, pois “só se comunica aquilo que se tem” e esse conteúdo provém da intimidade com Deus, de uma espiritualidade que leva ao testemunho. “Para falar de Deus é preciso conhecê-Lo, escutá-Lo”, explicou.

A manhã seguiu com a conferência do tema principal do evento: “Formação de lideranças da Pascom”, com orientação do Marcus Tullius, coordenador nacional da Pascom, que enumerou as características de um bom líder: paixão, fé viva, oração, humildade, obediência, abertura ao espírito, dom de si, solidariedade, equilíbrio e formador de discípulos. Além disso, ele falou que a relação se estabelece não de forma hierárquica, mas na boa postura de liderança, que impulsiona e percebe tanto os pontos fortes, quanto os desafios e a melhor forma de sanar ou potencializar cada um deles. Na segunda conferência, Marcus Tullius apresentou a Pascom como a “pastoral do abraço”, uma pastoral a serviço das demais pastorais, tendo como fundamental característica a transversalidade, “como a linha que une os retalhos em uma colcha”, quanto mais bem feito o “alinhado”, mais harmônico é o todo. Ele ainda enfatizou a espiritualidade como eixo fundamental que, em equilíbrio com os demais eixos, formação, articulação e produção, sustentam uma Pascom sólida. A manhã de formação encerrou-se com espaço para perguntas.

A parte da tarde foi dedicada a oficinas: “O uso das redes sociais para a evangelização”, com Danilo Inácio, de Anápolis, “Produção de Texto para a evangelização”, com orientação de Jane Greco, revisora da Arquidiocese de Goiânia, e “Comunicação interna nas paróquias” , com Marcus Tulius. Durantes as oficinas, os agentes tiveram atividades práticas, dicas e trocas de experiências. Em paralelo, aconteceu a reunião dos coordenadores diocesanos do Regional Centro-Oeste; nela, foi realizada eleição da nova coordenação da Pascom. Os eleitos foram: Ir. Diego Joaquim, coordenador, Talita Salgado, vice-coordenadora, Onésimo Neto (Diocese de Anápolis), secretário e Pe. Renato Oliveira (Diocese de Rubiataba/Mozarlândia), tesoureiro. O dia de formação encerrou-se com uma noite cultural, animada pelos jovens do grupo de oração “Força para viver”; reuniu os participantes que aproveitaram o momento para estreitar os laços de convivência e confraternizar.

No último dia de encontro, foi apresentado o Guia de Implantação da Pastoral da Comunicação, lançado em julho deste ano, durante o 6° Encontro Nacional da Pascom, em Aparecida. Marcus Tullius, um dos idealizadores, compartilhou a experiência vivida na Diocese de Diamantina, que deu origem ao guia e detalhou como usar o subsídio para implantação da Pascom nas comunidades, levando em consideração a realidade de cada localidade.

Encerrando a Jornada da Comunicação do Regional Centro-Oeste 2018, Dom Messias presidiu a Santa Missa, ressaltando, em comunhão com o Dia Mundial das Missões (21), celebrado na ocasião, que a Pastoral da Comunicação também deve ter identidade missionária, compromisso com o anúncio do Evangelho em palavras e ações, além de ser promotora de diálogo e comunhão. Na celebração, aconteceu o envio da nova coordenação. O bispo agradeceu a todos, enfatizando que a Jornada não se finda em um evento, mas deve dar frutos em cada diocese e comunidade.

(Talita Salgado – Assessoria  de Comunicação Arquidiocese de Goiânia)

Você pode gostar