Home Notícias Muticom na cidade de Goiás busca fortalecimento da Pascom na Diocese

Muticom na cidade de Goiás busca fortalecimento da Pascom na Diocese

por Marcus Tullius

A Diocese de Goiás realizou, nos dias 18 e 19 de agosto, o Mutirão de Comunicação Diocesano, proposta de preparação do Regional Centro-Oeste da CNBB para o 11º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá na capital, Goiânia, de 18 a 21 de julho de 2019.

O bispo diocesano de Goiás, Dom Eugênio Rixen, acolheu os participantes e apresentou o plano pastoral da Diocese. “Aproveito este encontro para pedir que vocês, irmãos e irmãs da nossa Diocese de Goiás, fortaleçam o Espírito missionário de levar a Palavra de Deus através da comunicação. Que este encontro motive a trabalhar e comunicar a todas as nossas comunidades o amor de Deus por nós”, disse.

O coordenador da Pastoral da Comunicação do Regional Centro-Oeste, irmão Diego Joaquim CSsR, esteve presente durante todo o encontro. Em sua primeira fala, ele fez uma apresentação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99 da CNBB. Segundo ele, a Pascom deve estar sempre de mãos dadas com as outras pastorais. “A Pastoral da Comunicação não é uma pastoral solitária. Ela deve estar sempre ligada com outras e nunca se limitar a ações isoladas, como montar murais, postar fotos nas redes sociais e atualizar o site da paróquia. A missão verdadeira da Pascom é comunicar o Cristo a todos os povos”, disse.  Em outro momento, irmão Diego apresentou caminhos para a formação da Pastoral e o novo Guia de Implantação da Pascom, projeto idealizado pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Assessoraram o Muticom Goiás a jornalista Camyla Nogueira, apresentadora do programa Goiás da Sorte e gestora de redes sociais, que falou aos participantes sobre as redes sociais e como a Igreja está fazendo essa comunicação para o mundo; o padre Warlen Maxwell, apresentador do programa Encontro Semanal da Arquidiocese de Goiânia, que refletiu sobre a Mensagem do papa Francisco para o 52º Dia das Comunicações Sociais, cujo tema é “A verdade vos tornará livres” (Jo 8,32) e lema “Fake News e jornalismo de paz”. Já o professor Venício Artur de Lima fez uma explanação sobre a Leitura Crítica da Mídia e Fake News.

O símbolo do Muticom, que foi entregue em Joinville para a Arquidiocese de Goiânia e está percorrendo as dioceses de Goiás e Arquidiocese de Brasília, neste ano, foi trazido novamente a Goiânia para estar no Mutirão de Comunicação Arquidiocesano, que acontecerá dia 1º de setembro. Talita Salgado, assessora de comunicação da Arquidiocese, recebeu o símbolo, que depois vai ser levado para o Muticom da Diocese de Uruaçu, no dia 2 de setembro.

Você pode gostar