Home Notícias Muticom promove workshop sobre criação de vídeos para o Instagram

Muticom promove workshop sobre criação de vídeos para o Instagram

por Marcus Tullius

Uma das atrações desse sábado (20), no 11º Mutirão de Comunicação (Muticom), foi a palestra “Produção de Vídeos para o Instagram”, ministrada pela professora de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) mestre Patrícia Quitero.

Patrícia explicou sobre a atual polêmica da retirada do número de curtidas, alteração recente da plataforma. Para ela, essa estratégia serve para descentralizar o foco dos seguidores de blogueiros famosos e incentivar a produção de conteúdo por outros usuários. Além disso, ela enfatizou o uso dos stories, IGtv e lives para engajamento de seguidores.

Motivada por uma necessidade vinda de outra plataforma, o YouTube, o Instagram nasceu para que artistas fotográficos publicassem o seu material autoral e, devido ao grande crescimento do aplicativo, a empresa Facebook o comprou. Segundo dados apresentados pela professora, houve um aumento de cerca de 10 milhões de usuários em um prazo de 1 ano e o aplicativo virou uma das principais plataformas para a publicidade devido ao seu engajamento.

Patrícia reforçou em sua fala que os diferenciais do Instagram são sua simplicidade, criatividade e privacidade, além da versatilidade que a rede social tem sobre suas finalidades. Ela deu dicas para os iniciantes do aplicativo, como o uso de hashtags, vídeos curtos e a interatividade com os seguidores.

A palestrante ressaltou o papel dos influenciadores, e incentivou o uso destes na igreja. “Eu tenho uma formação católica e percebi que a igreja evangélica está muito presente nas redes sociais. Por isso, é necessário que nós também estejamos, para haver a aproximação com os nossos fieis”, explicou.

Ela orientou sobre a necessidade da criação de storytelling, a arte de contar histórias, que sejam atrativas ao público e citou sobre a criação de stories, lives e vídeos pelo IGTV. Motivo, conteúdo, como e onde foram os pontos a serem abordados pela professora para a produção de um conteúdo de qualidade ao público. Para finalizar ela animou o público ensinando a utilizar a ferramenta Fransolo nos stories do Instagram.

Para o padre e jornalista Andrey Nicioli, da Arquidiocese de Pouso Alegre, foi um momento de incentivo: “Essa palestra me serviu como um despertar, além disso, é preciso que nós atuemos como um propagador do Evangelho.”

Texto: Pedro Duarte estudante de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob orientação da professora Núbia Simão | Fotos: Rudger Remigio 

Você pode gostar