Home Notícias Palestra mostra como a Educomunicação é trabalho de construção coletiva

Palestra mostra como a Educomunicação é trabalho de construção coletiva

por Marcus Tullius

O doutor em comunicação Pe. Maurício Cruz se apresentou no penúltimo dia do 11º Mutirão da Comunicação. No Auditório Mãe da Igreja, na Cidade da Comunhão, ele ensinou aos participantes como exercer a Educomunicação como ferramenta em projetos de comunicação integrada.

O palestrante explicou que entre as principais esferas desse da Educomunicação está a política coletiva pública e que a partir dela pessoas são incluídas e levadas à prática e à reflexão. Assim, Pe. Maurício Cruz acredita que há oportunidade de troca de experiências e ensinamentos e que o primordial é informar de maneira coerente e relevante neste processo.

Para alcançar o principal fundamento da Educomunicação, de acordo com Pe. Maurício Cruz, é preciso ter contato direto com métodos e práticas ligadas ao meio. “Quando vocês, integrantes de pastorais, tiverem base em boas metodologias e souberem aplicá-las de maneira coerente, estarão alcançando a boa integração entre a comunidade e a Igreja”, afirmou. O palestrante deu a dica de que é sempre bom os profissionais usarem a criatividade para atrair o público-alvo e fazê-lo se sentir parte da integração desejada.

Os participantes desse método, destacou Maurício Cruz, precisam agir de forma ativa. “A partir do momento que vocês estiverem mergulhados no processo de educomunicar, não serão somente espectadores, mas sim parte do processo,” afirmou. Como forma de enfatizar o que disse, Cruz explicou as fases da Educomunicação: gestão da comunicação; educação para a comunicação; mediação tecnológica; expressão comunicativa;pedagogia da comunicação; produção midiática. Essas fases são essenciais para a implantação desse método, segundo ele.

Texto: Isabela Gomes, acadêmica de Jornalismo da PUC Goiás, sob supervisão da professora Lara Guerreiro | Foto: Rudger Remigio

Você pode gostar