Home Notícias Programa socioambiental da PUC Goiás realiza palestra sobre ações e histórico

Programa socioambiental da PUC Goiás realiza palestra sobre ações e histórico

por Marcus Tullius

Realizada nesta sexta feira, no segundo dia do 11° Muticom, na trilha de Responsabilidade Social, a palestra com a mestre em Engenharia Ambiental e coordenadora do Programa Socioambiental e Economia Solidária (Prosa) da extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Helaine Resplandes, teve como tema central os Relatos de experiências do Programa de extensão Prosa. Helaine é coordenadora do programa desde de 2013. Segundo ela, o objetivo do Prosa é dialogar com a cidade e promover ações práticas relacionadas à conscientização ambiental.

O público-alvo do programa de extensão é tanto a comunidade interna de estudantes e professores da PUC Goiás, como a comunidade externa como escolas, creches, associações de bairro e comunidades terapêuticas, a fim de promover palestras e atividades socioambientais. Helaine conta que, com base na Encíclica do papa Francisco, Laudato Si’, foram criados projetos com os principais pontos do documento sobre o meio ambiente. Quais sejam: “Prosa na casa comum” criado em 2015 e “Prosa na casa PUC Goiás” em 2019. O objetivo, a partir dos projetos, foi também divulgar a encíclica do papa, que contém valores socioambientais e cristãos para a Casa Comum e discutir o que as pessoas e os alunos das instituições católicas pensam sobre o meio ambiente.

Helaine ressaltou outros públicos atendidos pelo programa. O Prosa atende também o público idoso. Os projetos realizados com a melhor idade são visitas ao Campus II da PUC Goiás, ao Memorial do Cerrado, trilha sensitiva e oficinas de plantio, sabão e preparo de receitas à base de ervas aromáticas. Segundo a coordenadora, o atendimento é amplo à comunidade, com oficinas de culinária sustentável e educação ambiental, que atende por exemplo, pessoas com Síndrome de Down, em parceria com outro programa de extensão da PUC Goiás, o Programa de Inclusão Social (PRIS). O Prosa atua também no Centro de Educação Comunitária de meninas e meninos (CECOM), com várias atividades socioambientais. Em parceria
com o Sesc Mesa Brasil, realiza oficinas de gerenciamento de resíduos sólidos e educação ambiental em que também se discute sobre documentos como a Encíclica Laudato Si’. Além de ofertar oficinas de culinária saudável, em escolas  Nunicipais e estaduais para a promoção da educação ambiental e implantação de hortas sustentáveis.

Sobre o histórico do Prosa, Helaine relembra o papel importante do programa na Campanha da Fraternidade em 2017, cujo tema “Biomas Brasileiros” foi divulgado pelo programa nas comunidades, escolas e parceiros atendidos. Ao final da palestra, a professora abriu espaço para os participantes contribuírem com sugestões e avaliações sobre o programa. O agente pastoral da Pascom, Marinaldo Da Silva, que veio do Pará, demonstrou interesse em levar o projeto para sua Igreja.  Ele disse: “o projeto é interessante para trabalhar, na Pastoral do idoso e na catequese com as crianças afim de realizar uma interação com a terra”.

Texto: Mariana Jardim, acadêmica de Jornalismo da PUC Goiás, com a orientação da professora Núbia Simão | Fotos: Rudger Remigio

Você pode gostar