O sentido do Mutirão

Um mutirão é uma prática comunitária em que várias pessoas se reúnem em prol de um objetivo comum, geralmente com o intuito de resolver um problema ou realizar uma tarefa que beneficia todos os envolvidos. O espírito do mutirão é baseado na solidariedade, cooperação e no senso de comunidade, onde todos contribuem com seu tempo, saberes e esforços em troca de aprendizados comuns. É uma forma de fortalecer os laços comunicacionais e promover a interdependência entre os participantes.

Com isso, o Mutirão Brasileiro de Comunicação promove a integração entre diferentes setores da comunicação, como jornalismo, publicidade, relações públicas, mídias digitais e ação pastoral incentivando a formação de redes colaborativas e o fortalecimento do pensar e fazer comunicação.  A cada edição, o Mutirão Brasileiro de Comunicação busca abordar questões contemporâneas e emergentes, oferecendo um espaço onde vozes diversas podem ser ouvidas e novas ideias podem ser cultivadas.

A atmosfera do evento é marcada pelo entusiasmo e pela paixão dos participantes, que encontram no mutirão uma oportunidade única para crescer profissionalmente e contribuir para o avanço da comunicação no Brasil. Seja para adquirir novos conhecimentos, compartilhar experiências ou simplesmente fazer novas conexões, o Mutirão Brasileiro de Comunicação é um marco indispensável no calendário dos comunicadores brasileiros.

MISSÃO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Arquidiocese que o sedia e a SIGNIS, sustentam o propósito de continuar com a tradição dos Mutirões. A expectativa é que se mantém o objetivo de estar servindo a Igreja e a sociedade como um fórum nacional de debate, destinado a produzir comunicação, refletir sobre ela e propor caminhos de mudança, à luz dos ensinamentos da Igreja e de Jesus Cristo, abrindo uma trilha para um diálogo permanente sobre a justiça global, a solidariedade entre os povos e a fraternidade social, pilares de uma comunicação humana e democrática.

OBJETIVO

O objetivo do Mutirão Brasileiro de Comunicação é o de reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, agentes de pastoral e autoridades da Igreja e civil para refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação, as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social. Nesse sentido, cada mutirão trabalha com um tema motivador, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da vivência e das políticas de comunicação na Igreja e na sociedade. Desenvolvem também atividades de aperfeiçoamento técnico-profissional e de educação para a comunicação, exposições culturais e com pesquisas na área e outros assuntos vigentes do momento.

Com esta dinâmica, os Mutirões convertem-se em espaço de construção conjunta que pretende inovar as práticas e sinalizar com novas balizas o pensamento da comunicação no ambiente da Igreja e da sociedade. Para alcançar tais objetivos, os Mutirões Brasileiros de Comunicação reúnem, em cada edição, um grande número de comunicadores do Brasil e principalmente da região onde é promovido, e que estejam comprometidos com um objetivo central, qual seja: fazer da comunicação, de suas políticas e de suas mídias o principal lugar de construção de outra ordem social, de relações justas e solidárias, sinal do Reino anunciado pelo Mestre Perfeito da Comunicação, Jesus Cristo.