João Pessoa: Onde a alegria e o amor fazem morada

Nascida as margens do Sanhauá, ela teve a coragem de avançar até o mar, apresentando toda a força de uma terra nordestina que além da beleza, estende seus encantos numa história construída sob a luz primeira do sol. Em seus 434 anos, João Pessoa mostra ser um verdadeiro cartão postal dentro do nordeste.

História

A Capital foi fundada em 1585, inicialmente chamada de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, depois mudou para Filipéia de Nossa Senhora das Neves em 1588 para homenagear o Rei Filipe II que ocupava os tronos da Espanha e de Portugal. Em 1634 com a invasão holandesa a cidade foi batizada por Frederica, dedicada ao príncipe de Orange. Com a explusão dos holandeses em 1654, passou a ser chamada de Parahyba do Norte. Atualmente é João Pessoa em homenagem ao governador paraibano assassinado em 1930.

Religiosidade

Sobre a proteção de Nossa Senhora das Neves a Capital Paraibana encontra sua fé e religiosidade representada por seus complexos arquitetônicos, que trazem do barroco ao ecletismo. Destacam-se a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o Conjunto Barroco Franciscano da Paraíba, Complexo Carmelita, mosteiro Beneditino e Igreja da Misericórdia, fechando um belíssimo contexto de igrejas históricas no Centro da Capital.

Turismo

Apresenta em seu roteiro turístico um litoral com 30 km de extensão de belas praias do Bessa até Barra de Gramame, onde vemos a incrível imagem da união do rio e do mar. Nessa faixa litorânea encontramos excelentes hotéis e restaurantes, apresentando o melhor da comodidade e da culinária da região. Locais como a Estação Cabo Branco, O Farol, Espaço Cultural e Hotel Tambaú, trazem a beleza dos monumentos contemporâneos da cidade. Com a restauração do Centro Histórico, reacende-se a beleza dos Casarões da Praça Antenor Navarro, Vilha Sanhauá, Pavilhão do Chá , Praça São Pedro Gonçalves e Praça João Pessoa. No turismo da fé contamos com a Romaria da Penha realizada anualmente com um contingente de mais de 300 mil romeiros. O referido Santuário localizado na praia homônima.

Natureza

Possuindo duas reservas de Mata Atlântica, João Pessoa conserva sua característica de cidade arborizada. O Parque Arruda Câmara, uma reserva florestal localizada no Centro da cidade, recebe milhares de pessoas durante o ano, destacando-se com o público infantil por ser também um jardim zoológico. O Jardim Botânico Benjamim Maranhão possui 520 hectares de mata virgem com riachos e fontes naturais, recebendo o turismo ecológico com suas belíssimas trilhas. A revitalização dos espaços ao ar livre, como o Parque Solon de Lucena (Lagoa), trouxe novos ares a cidade, melhorando a qualidade de vida na prática de exercícios, lazer e conforto aos cidadãos pessoenses.

A Capital Paraibana se transforma ao longo dos dias para melhor acolher seu povo e seus visitantes. A hospitalidade, a riqueza de sua natureza, a beleza de suas praias e a fé de sua população, escreve mais uma página de sua história onde a alegria e o amor fazem morada.