O Muticom 2023 vai abordar a cultura do encontro, tão falada e propagada pelo Papa Francisco e que precisa ser assimilada, vivenciada e explorada na Igreja e, com atenção especial, na comunicação eclesial.
Aqui elencamos alguns apontamentos do Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – GRECOM para a escolha do tema:
1. Em 2023, celebramos os 10 anos de pontificado do Papa Francisco. É uma data relevante não só do ponto de vista eclesial, mas também social, pela liderança global que o papa exerce;
2. “Cultura do encontro” é um assunto que dialoga bem com a sociedade em geral, além de ser uma necessidade dos nossos tempos aqui no país;
3. É um caminho fecundo para a humanidade neste tempo em que nos reerguemos após a dolorosa experiência da pandemia;
4. O que o próprio Papa Francisco destaca na exortação apostólica Evangelii Gaudium, n. 87: “Neste tempo em que as redes e demais instrumentos da comunicação humana alcançaram progressos inauditos, sentimos o desafio de descobrir e transmitir a “mística” de viver juntos, misturar-nos, encontrar-nos, dar o braço, apoiar-nos, participar nesta maré um pouco caótica que pode transformar-se numa verdadeira experiência de fraternidade, numa caravana solidária, numa peregrinação sagrada. Assim, as maiores possibilidades de comunicação traduzir-se-ão em novas oportunidades de encontro e solidariedade entre todos. Como seria bom, salutar, libertador, esperançoso, se pudéssemos trilhar este caminho! Sair de si mesmo para se unir aos outros faz bem. Fechar-se em si mesmo é provar o veneno amargo da imanência, e a humanidade perderá com cada opção egoísta que fizermos.”