Muticom 2025, que acontece em Manaus, celebra o legado do Papa Francisco e acolhe os novos apelos do Papa Leão XIV pela justiça ecológica e social

 

A encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, completa dez anos. Publicada em 24 de maio de 2015, a carta tornou-se um marco da doutrina social da Igreja ao propor o conceito de Ecologia Integral, articulando o cuidado com o meio ambiente, a justiça social e a espiritualidade cristã. A celebração deste aniversário acontece em um momento histórico: o falecimento do Papa Francisco, em abril deste ano, e a recente eleição do Papa Leão XIV, que em seus primeiros pronunciamentos já reafirmou o compromisso da Igreja com o cuidado da Casa Comum.

No mesmo espírito, o Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom 2025) escolheu como tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade justa”. O evento, que acontecerá de 25 a 28 de setembro em Manaus (AM), será um espaço privilegiado para aprofundar a mensagem da Laudato Si’, em diálogo com os desafios atuais da comunicação e da crise socioambiental.

 

Francisco e a ecologia como missão pastoral

Na Laudato Si’, o Papa Francisco aponta com clareza: “Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental” (LS, 139). A encíclica é, ao mesmo tempo, denúncia e proposta. Denúncia de um modelo de desenvolvimento predatório e desigual; proposta de uma nova lógica baseada na interdependência entre as criaturas, no cuidado com os mais pobres e na espiritualidade ecológica.

Francisco também afirma que “estão intimamente ligadas a degradação ambiental e a degradação humana e ética” (LS, 56), e por isso a comunicação não pode ser neutra: deve estar a serviço da verdade, da justiça e da paz, contribuindo para uma cultura do encontro e de consciência perante o meio ambiente.

 

Leão XIV e o chamado à esperança ecológica

Já em seus primeiros gestos, o Papa Leão XIV enviou uma mensagem à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, por ocasião de um encontro internacional sobre a Laudato Si’, o novo pontífice encorajou a Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum a refletir sobre “uma possível remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica”, e convocou a construir pontes entre as Américas e a Península Ibérica em nome da justiça ecológica, social e ambiental.

Em sua homilia na celebração de início de pontificado, Leão XIV reforçou esse chamado ao compromisso integral: “o nosso tempo, ainda vemos demasiada discórdia, demasiadas feridas causadas pelo ódio, a violência, os preconceitos, o medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”, ressaltou Leão. Mas também apontou o caminho para esta verdadeira mudança de pensamento em relação com a natureza e com os mais pobres, pois segundo ele, “nós queremos ser, dentro desta massa, um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade. Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria: Olhai para Cristo! Aproximai-vos d’Ele! Acolhei a sua Palavra que ilumina e consola!”, encorajou.

 

O Muticom como resposta e compromisso

A edição de 2025 do Muticom será realizada justamente na Amazônia, território símbolo do cuidado com a Casa Comum. Em sintonia com os 10 anos da Laudato Si’, o evento pretende ser um espaço de escuta, formação e partilha, onde comunicadores e comunicadoras de todo o Brasil possam refletir sobre a missão da comunicação frente à emergência climática, às injustiças ambientais e à desinformação.

Assim como nos lembra a encíclica, “a verdadeira sabedoria, fruto da reflexão, do diálogo e do encontro generoso entre as pessoas, não se adquire com uma mera acumulação de dados, que, numa espécie de poluição mental, acabam por saturar e confundir” (LS, 47). O Muticom 2025 é um convite a esse encontro — entre pessoas, culturas, saberes e compromissos — para que a comunicação seja instrumento de transformação e cuidado.

 

Inscrições abertas

As inscrições para o Muticom 2025 estão abertas. O evento acontece de 25 a 28 de setembro, em Manaus (AM). O segundo lote já está disponível no valor de R$ 350,00, com prazo até 31 de maio de 2025.

A inscrição garante:

  • Kit Muticom
  • Hospedagem solidária (opcional)
  • Alimentação (lanches, almoços e jantares, exceto café da manhã)
  • Transporte para deslocamento (para quem optar pela hospedagem solidária)
  • Experiência imersiva na realidade amazônica
  • Atividades culturais e celebrações

Garanta sua vaga em: www.muticom.com.br

A Amazônia e a Casa Comum esperam por você!