Na manhã desta sexta-feira, o segundo dia de Muticom foi aberto com a conferência “RUMO À PRESENÇA PLENA – a cultura do encontro no ambiente digital”, mediada por Dom Valdir José de Castro, Presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Durante sua reflexão, Dom Valdir destacou a importância da unidade na diversidade, em meio aos desafios impostos pelo ambiente digital. “Comunicar é comunhão, é preciso que o cristão assuma sua missão de construtor de pontes em nossas microrealidades”.

A partir do aprofundamento do Documento da Igreja 70 do Dicastério para a Comunicação: “rumo à presença plena – uma reflexão pastoral sobre a participação nas redes sociais”, também foram frisados (destacados)os propósitos da pascom na evangelização pós-pandemia, em convergência com a sinodalidade da Igreja.

No período da tarde,o Frei Darlei Zanom mediou o seminário “algorética e inteligência artificial”, como parte da programacão do Muticom Nacional.

Na oportunidade, foram refletidos os desafios da evangelização cristã a partir do impacto das tecnologias de informação. “A nova ecologia midiática suscita novas competências por parte de todos nós, é preciso garantir que essas ferramentas sejam utilizadas em prol do ser humano “, destacou o Palestrante.

Ainda durante o encontro, foram levantados novos questionamentos frente à sociedade em rede e como o comunicador católico pode ser sinal da verdade em meio a essa conjuntura instável e de profundos deslocamentos.

Assessoria