
Irmãos e irmãs da Arquidiocese de Manaus dão vida aos preparativos do 14º Muticom com dedicação, beleza e compromisso com a ecologia integral
Sob o sol forte que reflete no espelho do Rio Negro, no coração da Amazônia, cresce um movimento silencioso e potente. Nesta quarta-feira (24), a poucos dias do início do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), o Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), ganha vida pelas mãos de dezenas de voluntários e voluntárias que, com afeto e compromisso, finalizam os preparativos para acolher comunicadores e comunicadoras de todo o Brasil.
Um mutirão antes do Muticom
A poucos metros das margens do rio, o ambiente se transforma. Equipes de ornamentação, comunicação, logística, metodologia, acolhida, entre outras, trabalham desde cedo para garantir que tudo esteja pronto para o grande encontro. São jovens, agentes de pastoral e membros da Arquidiocese de Manaus que, desde o início da organização do evento, meses atrás, colocam seus dons a serviço de uma comunicação que transforma.
A energia que move esse mutirão é a certeza de que o evento será mais do que uma programação: será uma experiência de fé, cultura e compromisso com a Casa Comum. Cada detalhe pensado e executado pelos voluntários expressa essa missão coletiva.
A Amazônia é o cenário e o coração
No salão principal do Centro de Convenções, a identidade amazônica salta aos olhos. Grandes painéis com peixes como o pirarucu e o tucunaré enfeitam as paredes. As vitórias-régias, moldadas em diferentes materiais sustentáveis, são finalizadas com cuidado e ocupam o espaço como símbolo da força e da delicadeza da região. Toda a ambientação foi pensada para inspirar reflexões sobre ecologia integral e justiça socioambiental.
É nesse cenário, cuidadosamente construído por mãos voluntárias, que os participantes do Muticom vão vivenciar momentos de imersão nos Rios Temáticos, debates, painéis e espiritualidade. A ambientação, além de acolher, convida ao diálogo e ao compromisso com uma comunicação mais sensível e conectada com os territórios e as diversas realidades do povo.
Para Luciano Martins, jovem da Pastoral da Liturgia, a participação é uma imensa alegria: “Participar como voluntário neste evento em nossa região amazônica é fundamental para a comunicação e a ecologia. É uma honra contribuir, dedicando meu tempo ao serviço da Igreja, especialmente na ornamentação deste momento de acolhida”, diz.
Ao seu lado, Vânia Perrone reforça a importância do evento. Ela acredita que o Muticom é uma oportunidade única, não apenas para mostrar a realidade amazônica, mas também para acolher comunicadores de todo o país, permitindo-lhes transmitir e compartilhar essa vivência.
Uma entrega que transforma em cada detalhe
Integrante da equipe de ornamentação, Mirian Monteiro, destaca com entusiasmo o compromisso da Igreja local em acolher os participantes do evento. Segundo ela, contribuir com essa missão é um gesto de grande significado: “É de grande valia para nós, da Arquidiocese de Manaus, contribuir com essa missão e receber esses nossos irmãos para vivenciar esse momento da ecologia integral”. Mirian enfatiza que o conceito de ecologia integral está presente não apenas no tema do evento, mas também nas escolhas práticas e sustentáveis da equipe de ornamentação: “A maioria dos nossos produtos que nós confeccionamos é justamente voltada para esse lado, a ecologia integral”, diz Monteiro.
Ela acredita que o resultado será coerente com o espírito do Muticom: “Esse trabalho que nós vamos desenvolver, se Deus quiser, vai ficar harmonioso conforme esse grande evento vem pedindo”, afirmou. Ao falar do sentimento de acolher comunicadores e comunicadoras de todo o Brasil, Mirian resume em uma palavra: “gratidão”. E conclui: “Gratidão pela missão de cada um, como são diferentes pastorais, movimentos, profissões, todos reunidos aqui neste evento, em uma só alma e um só coração, para que possamos juntos fazer um aprendizado desses”.
Alegria em servir: voluntariado como força coletiva
Já para Jhosefe Silva, da equipe de logística, o trabalho voluntário no evento vai além da organização: “É uma satisfação enorme, um prazer muito grande estarmos prestando esse serviço de voluntariado com a espiritualidade da nossa Igreja Católica, da Arquidiocese, como irmãos em comunhão”. Segundo Jhosefe, a própria essência da comunicação se revela nesse processo coletivo, “A comunicação é isso, é que todos possam ser em unidade e família. É fantástico”, pondera Silva. Ele destaca ainda o empenho da Igreja local em bem acolher os participantes: “A Arquidiocese está aberta pra isso, está disponível pra esse serviço, se engajando, se empenhando, e como leigos e leigas estamos aqui pra somar, pra ajudar”, conclui Jhosefe.
Unidos pelo Evangelho: voluntariado que constrói comunhão e propósito
Ao refletir sobre o verdadeiro sentido de um mutirão, o padre Thiago Sibula, assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, destaca que o Muticom 2025 nasce já com a essência de sua proposta: construir juntos. “Esse mutirão de comunicação nasce já com a ideia de colocar em prática o que de fato significa um mutirão. A diversidade de pessoas com tantos carismas, tantos dons reunidos para construir algo. Construímos espaços, construímos narrativas, mas juntos queremos construir um propósito maior”, disse Sibula.
Segundo o assessor, essa unidade entre voluntários vindos de diferentes lugares e realidades é o que revela a beleza profunda do evento. “Encanta aos olhos enxergar tantas pessoas vindas de tantos lugares, de tantas comunidades, com seu coração ardendo de desejo de construir algo conjunto em nome do Evangelho”, ressalta. Para padre Thiago, o serviço realizado com ardor, empenho e fé certamente deixará marcas duradouras: “Desejamos que esse mutirão de comunicação possa gerar os frutos que Deus espera de cada um de nós”.
O 14º Muticom só se torna possível graças à dedicação incansável dos voluntários e voluntárias que, com generosidade e compromisso, colocaram seus dons a serviço desta grande missão. Desde os primeiros preparativos até os últimos detalhes do domingo do encerramento, cada pessoa envolvida tem sido essencial para que este mutirão seja vivido com beleza, acolhida e profundidade. A todos e todas que já atuaram, que estão atuando e que ainda se doam com alegria: nossa mais sincera gratidão. Que este evento frutifique em comunhão e esperança.
Para mais informações, acesse: www.muticom.com.br e acompanhe as redes sociais oficiais do evento.