Edilson Soares Nobre, que compõem a equipe executiva do 14° Mutirão Nacional de Comunicação, edição 2025, e que vai acontecer entre os dias 25 a 28 de setembro, na capital amazonense.

 

 

Pela manhã, a equipe foi recebida pelo cardeal Leonardo Steiner, juntamente com os bispos auxiliares Dom Zenildo Lima e Dom Hudson Ribeiro, para um café regional no arcebispado. Depois realizaram uma breve reunião para discutir os detalhes essenciais para a realização do evento e os passos dados até o momento. Também é momentos de realizar visita a parceiros e conhecer o local/estrutura onde será realizado o evento. Da Comissão Organizadora de Manaus, estiveram presentes Pe. Geraldo Bendaham e Ir. Rosanna Marchetti, da coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus, Ana Paula Lourenço, da Assessoria de Comunicação, e Rosa Maria dos Santos, da secretaria da Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Manaus.

 

 

A segunda parte da visita técnica da equipe organizadora contou com uma reunião com a diretoria da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o diretor professor Alan Rodrigues e os coordenadores dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Biblioteconomia. O objetivo foi firmar parceria institucional, com apoio na comissão metodológica, divulgação entre os universitários e a cobertura do evento. Ao final, houve uma breve apresentação do Muticom para o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Silvio Puga, que confrmou a grande necessidade em discutir esta temática ambiental e a universidade, através da FIC, dará o apoio para enriquecer as reflexões. Na sequência, a Comissão visitou a Faculdade Católica do Amazonas para também firmar a parceria com a instituição.

 

Reunião com a Diretoria da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam

Reunião com o reitor da Ufam, prof. Silvio Puga,

Reunião na Faculdade Católica do Amazonas – Foto: Rosa Maria Santos

Em entrevista a Rádio Rio Mar, Dom Edilson Soares Nobre, da diocese de Oeiras, Piauí, destacou que o ‘Muticom’, evento que acontece a cada dois anos, é importante para a Igreja Católica e também soma com o pedido do Papa Francisco em relação a ecologia: “E por que Manaus? Porque a gente gosta da rotatividade. Tem acontecido os mutirões e essa é a 14° edição, o mais próximo daqui foi no estado do Pará há muitos anos. O lugar é muito propício, sobretudo porque nos vamos trabalhar o tema que é muito importante e oportuno e faz o link com a ‘Laudato Si’ e também com a ‘Campanha da Fraternidade’ que vamos trabalhar em 2025 que é ‘Comunicação e Ecologia integral: Transformação e Sustentabilidade’. E dentro dessa perspectiva integral onde não é somente a defesa do ‘Verde’, mas de um todo que diz respeito a vida, está dentro dessa preocupação. Nós vamos reunir comunicadores dos vários campos de comunicação, agentes de pastorais, pesquisadores, comunicadores populares, padres, bispos e todos que estão vinculados a igreja assim, com pessoas que atuam na comunicação em escolas e universidades. Vai ser um espaço de debates sobre tudo aquilo que diz respeito a nossa vida para que aprendamos a nos relacionar em o meio ambiente no qual nós vivemos”, explicou Dom Edilson Soares Nobre.

 

Osnilda Lima que também faz parte da Comissão Episcopal para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou a estrutura organizacional do evento: “Quando encerrou o Muticom em João Pessoa e foi anunciado Manaus como nova sede, as equipes já começaram a trabalhar, sobretudo a coordenação, irmã Rosanna e padre Geraldo e diversos comunicadores. Agora, nós já estamos organizados em 12 equipes de trabalho para dar conta porque nós estamos esperando em torno de quinhentas pessoas inscritas e participando e mais os voluntários, que pode chegar a seiscentas pessoas. Então as equipes já estão se preparando para que de fato seja um grande ‘Mutirão’. Gostei muito da terminologia ‘Ajuri’ que é usada aqui ‘Eu vim para ajudar’. Então nós viemos aqui com a coordenação e também com as equipes de serviços também para ajudar. A programação logo será divulgada, mas ontem nós nos encontramos com a equipe pedagógica que são professores de Manaus, Roraima e Pará que estão contribuindo. Nós teremos diversos ‘Rios’ aqui dentro de Manaus porque as atividades serão em formato de trilhas que serão ‘Rios’ e a partir desses ‘Rios’ que nós vamos fazer uma construção coletiva, um mutirão. E todo esse conteúdo que vai ser gerado pelo Muticom, será gerado um livro. Então teremos um livro preparatório com a temática da Ecologia Integral mas também o que será debatido nesses ‘Rios Amazônicos’ sairá o livro. O Muticom se propõe a ser um processo que já começou e que não se encerra com o evento, ele continua depois”, destacou Osnilda Lima.

 

Nessa quarta-feira (13/11), a equipe técnica segue com a visita ao local do evento, o Stydio 5 – Centro de Convenções, no Distrito Industrial, zona Sul da capital. E no período da noite reunirá com as equipes de serviço que já se preparam para acolher os participantes que virão de todo o Brasil.

 

Muticom 2025

Manaus foi a capital escolhida para sediar o evento que acontecerá em setembro de 2025. O Muticom reúne agentes de pastoral, profissionais, estudantes e entusiastas da comunicação de todo o Brasil. Ele é um espaço privilegiado para a troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre os desafios e as oportunidades no campo da comunicação social. Durante o mutirão, são realizadas palestras, oficinas, painéis de debate e apresentações de trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular, apresentações culturais e feiras e gastronomia local, cobrindo uma ampla gama de temas relevantes para o setor e expressões culturais.

 

A Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepac-CNBB) é encarregada de promover os Mutirões Brasileiros de Comunicação, com a organização sendo realizada pela Arquidiocese de Manaus que sedia o evento. A 14ª Edição já conta, nessa fase inicial, com o apoio da Pascom Brasil, Signis Brasil e a Rede Amazônica de Televisão.

 

E você que deseja construir esse processo comunicacional, participe do Muticom 2025 fazendo sua inscrições pelo site: https://muticom.com.br/

 

 

Via: Arquidiocese de Manaus

Fotos: Ana Paula G. Lourenço, assessoria da Arquidiocese de Manaus