
Diálogo entre fé, ciência e comunicação marca nova etapa do evento que acontece em sua 14ª edição
Na tarde do dia 2 de julho, representantes do 14º Muticom se reuniram com a Agência Experimental de Comunicação (AGEXCOM) para alinhar a participação da comunidade acadêmica na programação do evento. A reunião contou com a presença de Ricardo Alvarenga, da equipe pedagógica, Ana Cristhina, da equipe de comunicação, e o coordenador do projeto, professor Jonas Gomes Júnior.
O encontro selou uma parceria estratégica que busca retomar o objetivo central do Mutirão de Comunicação: promover o diálogo entre Igreja, sociedade e universidade. Para o professor Jonas, coordenador da AGEXCOM, a iniciativa é uma oportunidade de cooperação que beneficia ambos os públicos, conectando pesquisa, espiritualidade e transformação social.
“A participação da Agexcom no Muticom vai proporcionar uma excelente experiência de aprendizagem, vivência de cobertura, organização de evento e produção de conteúdos. Destaco que vamos estar envolvidos na divulgação e cobertura de um evento nacional e extremamente relevante. Os alunos da agência estão bem motivados para ajudar a construir o Muticom 2025”, mencionou o professor Jonas.
“Pesquisa que Transforma”: ciência e espiritualidade ecológica em pauta
Durante o Muticom, serão apresentados trabalhos de pesquisa científica com foco em comunicação e ecologia integral, a partir de uma abordagem inspirada na dinâmica dos rios amazônicos. Os participantes poderão submeter seus resumos expandidos e contribuir com reflexões sobre sustentabilidade, espiritualidade ecológica, ativismo digital, educomunicação e outros temas urgentes.
Além de exposição dos trabalhos, haverá interação direta com a assembleia do evento, promovendo a construção de novas narrativas e percepções.
Conheça os temas e participe
Confira os temas que nortearão os debates e apresentações:
-
Rio Tapajós – Narrativas transmidiáticas e storytelling: comunicação para a ecologia integral
-
Rio Madeira – Jornalismo ambiental e a luta contra a desinformação climática
-
Rio Purus – Comunicação para a transformação social: mobilização e incidência política
-
Rio Juruá – Espiritualidade ecológica: a fé e a comunicação a partir da Ladudato Si
-
Rio Içá (Putumayo) – Ativismo digital e campanhas virtuais pela justiça ambiental
-
Rio Japurá – Educomunicação e práticas sustentáveis na formação cidadã
-
Rio Trombetas – Direito à Informação e Comunicação na Luta Socioambiental rumo à COP30
-
Rio Piorini – Publicidade social e consumo consciente
-
Rio Jari – Rádio como ferramenta de educação e mobilização ambiental
-
Rio Javari – Comunicação popular e comunitária na defesa dos territórios
-
Rio Napo – Comunicação e saberes tradicionais: povos originários na luta ambiental
-
Rio Xingu – Comunicação para o Bem Viver: construindo alternativas sustentáveis
Submeta seu trabalho e participe do Muticom!
Estudantes e pesquisadores podem enviar resumos expandidos até a data limite divulgada na programação oficial. Os trabalhos aprovados terão isenção na taxa de inscrição e participação garantida no evento. Todos os resumos integrarão um e-book com ISBN, a ser lançado e distribuído gratuitamente após o Muticom.